Ementa: Dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo orientados pelas diretrizes do MEC, muitos são os enfrentamentos nos cursos de arquitetura e urbanismo, perpassando o ensino de Paisagismo: ingresso de estudantes com perfil territorial, socioeconômico e cultural diverso, os Cursos EAD e, atualmente, às práticas remotas realizadas, e seus impactos experimentados em tempos de Pandemia. Há muito a aprender com as lições a serem revisitadas para o aprimoramento do ensino no Campo disciplinar do Paisagismo.
Ementa:As Bases teórico-conceituais e metodológicas nos auxiliam no trabalho investigativo das questões pretéritas e contemporâneas e devem ser questionadas, ampliadas, aplicadas e revisadas constantemente ao longo dos processos de pesquisa, para subsidiar as discussões que permeiam o debate e reflexões que nos habilitam a TRANS.VER.PAISAGENS. Na busca por assumir a paisagem como tema transversal, exploramos quais as questões são e/ou deveriam ser trabalhadas e aprofundadas quando refletimos sobre a pesquisa na prática (do Ensino) de Paisagismo. Um esforço para alcançar metodologias que nos ajudem a olhar para fora de forma crítica, com condições de retroalimentar nossas diferentes práticas, atuando na realidade dos nossos biomas, nossas cidades, nossas paisagens.
Ementa:Cada vez mais, há esforços para que a Extensão Universitária seja valorizada na formação dos alunos de graduação (e pós graduação). De “Atividades Complementares”, ganha destaque com a Resolução Nº 07/2018 CNE, que obriga todos os cursos de graduação a reservarem, no mínimo, 10% da carga horária total, para creditação da extensão.
Da mesma forma, tantos outros grupos de pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior no Brasil vêm buscando um aprofundamento nas ações de extensão dialogando com a sociedade. Essa rede dialógica pode ser ampliada com uma miríade de atividades possíveis em estágios em Escritórios Autônomos, Instituições Públicas, Privadas e em interações com Entidades.